Apoio Domiciliário Integrado

O Serviço de Apoio Domiciliário Integrado visa melhorar a qualidade de vida, promover a inserção social e comunitária com vista à valorização pessoal; favorecer e privilegiar a permanência no meio sócio familiar; colaborar com as famílias, reforçando as suas capacidades e competências; criar e promover condições de autonomia e bem-estar, estimulando a participação dos próprios na resolução dos seus problemas.

 O Apoio Domiciliário Integrado é um serviço que se concretiza através de um conjunto de acções e cuidados pluridisciplinares, flexíveis, abrangentes, acessíveis e articulados, de apoio social e de saúde a prestar no domicílio.

 Serviços Prestados e Actividades Desenvolvidas

O Serviço de Apoio Domiciliário Integrado presta um conjunto de serviços que permitem aos utentes permanecerem no seu ambiente familiar e social. Estes serviços são:

  • Cuidados de higiene, imagem e conforto pessoal;
  • Limpezas e arrumação da habitação dos locais utilizados pelos utentes;
  • Confecção, distribuição e acompanhamento das refeições nos dias úteis. A refeição é constituída por uma refeição principal (carne ou peixe), equivalente a duas sopas, uma peça de fruta/iogurte/sobremesa e um pão;
  • Confecção, distribuição e acompanhamento das refeições (se necessário) aos fins-de-semana e feriados;
  • Tratamento de roupas (lavar e engomar). São consideradas neste serviço as de uso diário, da cama e casa de banho, exclusivas do utente;
  • Colaborar na prestação de cuidados de saúde;
  • Pontualmente, quando considerado necessário, é efectuado o acompanhamento ao exterior para consultas médicas/cuidados de saúde, assim como administração de terapêutica, de acordo com prescrição médica.

 Capacidade do SADI

  • 15 utentes

 Instalações

 A Sede do SADI situa-se nas mesmas instalações do Lar de Idosos, na Rua das Escolas em Vilarandelo.

 Horários de Atendimento e Funcionamento do SADI

 A responsável pelo atendimento aos utentes do SADI é a Directora Técnica da resposta social, ou quem a substitua, nas instalações do Lar de Idosos, todos os dias úteis das 9:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h.

 O SADI funciona de segunda a sexta, das 8:30h às 17:30h e aos fins–de-semana das 8:00h às 14:00h e das 15:50h ás 17:10h, durante todo o ano.

 Quadro de Pessoal

1 Técnica Superior de Serviço Social – Directora Técnica

1 Educadora Social (Chefe de Sector)

1 Ajudantes de Acção Directa

1 Auxiliares dos Serviços Gerais