Banda Musical

A Banda Musical de Vilarandelo foi fundada no século XIX, em ano não determinado, mas que se julga ser antes dos meados daquele século “1830”como a fotografia assim o indica, sendo esta fotografia identificada por algumas pessoa com idade e que julgam que a data a que se refere seja referente ao ano de “1830”.

Depois da fundação da Casa do Povo de Vilarandelo, a 3 de Junho de 1942 foi de alguma forma integrada nesta instituição.

Houve certamente alguma época em que não esteve activa no entanto desde os anos 50 prossegue este longo período ininterrupto de actividades. É de salientar como documentos existentes, provam que esta banda chegou a fazer deslocações em Bicicletas pois sendo estas alugadas pelo preço de “2.50” dois e quinhentos.

Tendo já esta banda participado em inúmeras actuações em Portugal e no estrangeiro (França e Espanha) onde se destacam:08062008406

-Dois 1º lugares nos concursos de bandas, organizado pela Comissão Regional de Turismo de Chaves em Junho de 1970 e em 1983 pelo Ténis Clube de Chaves.

-Em 14 de Agosto de 1977, o prémio de melhor Banda Musical nas festas da vila de  Torre Dª Chama.

-Em Outubro de 1990 participa no 10.º Festival de Bandas de Música Civis do Distrito de Vila Real organizado pela delegação distrital do lNATEL de Vila Real.

-Em 1997 foi convidada a participar nas Bodas de Diamante da Diocese de Vila Real. -14 De Outubro de 2000 faz parte das Bandas Musicais a participar no ano do Jubileu da Música que se realizou no Santuário de N. Senhora de Fátima.

-Onze de Maio de 2002, participa em Marvila, no IV encontro de bandas. -Sete e oito de Junho Forte da Casa -Lisboa.

-Em Abril de 2001 na R. T. P. (programa Praça da Alegria).

-No estrangeiro tem três actuações: em 1985, em França, a convite da Association de Ia Jeunesse Portugaise de ” Corbeil-Essones”, e Association da cidade de Dreux. Em Espanha, nas festividades de “Videferre”, no ano de 2000 e na Suiça nas associações portuguesas em Genève e em Lausanne em 2007.

A Banda gravou por duas vezes “cassetes”, nos anos de 1985 e 2001 e um CD em 2006.

Hoje a Banda Musical, funciona como uma secção da Casa do Povo de Vilarandelo, tendo completa autonomia financeira e de organização, com um conjunto de cinco directores que tentam assegurar o seu normal funcionamento. A direcção técnica e artística é assegurada por dois profissionais com formação própria.

Esta Banda de Música é constituída actualmente por 43 elementos de ambos os sexos, sendo o seu Regente atual o maestro José Guedes residente em Valpaços.

http://www.facebook.com/vilarandelo.banda?fref=ts