Clube Caça & Pesca

javali[1]A ACCPV, foi fundado em Fevereiro de 2001 tendo como objetivo principal  a constituição de uma zona de caça municipal, objetivo que viemos a concretizar.

Constituída por 5600.00 hectares, situada no coração de Trás-os-Montes no concelho de Valpaços, tem características muito próprias para os diversos tipos de caça sendo o coberto vegetal constituído essencialmente por densos giestais, e zonas de pinhal. Dentro da zona de caça podemos encontrar vastas áreas cultivadas constituídas essencialmente por centeeiras, olival, castanheiros e vinha.

O ato venatório é a sua principal atividade, com a realização de montarias e ganchos aos javalis, na caça maior e a caça à rola, pombo, perdiz, coelho bravo, lebre e tordo, na caça menor.  Wild rabbit  siting on sand track Fora do contexto venatório propriamente dito, realizamos largadas de perdizes e outros tipos de convívio, por forma a manter e garantir um espirito de salutar camaradagem entre os sócios e caçadores e entre estes e a zona de caça.

A gestão da zona de caça, é da responsabilidade em primeira instância da direção, mas também dos caçadores, é feita por forma a garantir a permanência de efetivos das diversas espécies, em particular das sedentárias, por forma a tornar a zona de caça atrativa para os caçadores, mas acautelando simultaneamente a continuidade dos efetivos para as épocas vindouras. Para o efeito recorremos à execução de várias sementeiras dispersas pela área concessionada bem como à limpeza e arranjo de nascentes e linhas de água, por forma a garantir a subsistência das espécies, quer de caça menor quer de caça maior e a sua consequente fixação na zona de caça. Julgamos nós Direção da Associação, que esta será a forma correta de satisfazer os atuais sócios, bem como cativar a vinda de novos caçadores. Neste momento a Direção tem em vista a “fusão” com uma outra zona de caça contígua, aumentando assim os nossos recursos cinegéticos e permitindo uma maior dispersão dos caçadores, o que beneficiará não só os efetivos residentes como também os próprios agricultores, ficando com uma área total de 7235.02ha.

Constituída por cerca de 150 sócios locais, temos neste momento em curso a construção de uma sede, que permitirá um apoio condigno aos perdrix rougeeventos venatórios bem como a realização de eventos de convivência entre os sócios e entre os nossos visitantes. A nova sede será assim uma mais-valia que contribuirá para a melhoria no conforto dos nossos sócios e visitantes.

A direção da zona de caça, não tem somente em vista o seu interesse e dos seus associados, porquanto na execução dos diversos eventos que realiza, como montarias, largadas de perdizes, etc, tem ainda em vista o fomento da região, proporcionando aos comerciantes, agricultores, artesãos e outros a divulgação e comercialização dos seus produtos.

 

Não hesite em visitar-nos e usufrua do calor das nossas gentes.