Rendimento Social de Inserção

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio para indivíduos ou famílias mais pobres, constituído por uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas e, um programa de inserção para os ajudar a integra-se social e profissionalmente.

As pessoas que estão a receber RSI assinam um acordo com a Segurança Social onde se comprometem a cumprir o programa de inserção.

O RSI surge na CASA DO POVO através da celebração de um protocolo específico, desde o 1/06/2008, entre a mesma e o Centro Distrital de Vila Real. Neste sentido, a celebração deste acordo visa a sua participação no desenvolvimento de acções inerentes à prossecução de políticas de inserção, nomeadamente ao nível da prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade social.

 EQUIPA R.S.I

A equipa técnica de acompanhamento do protocolo do RSI é constituída por dois Técnicos Superiores da área das ciências sociais, nomeadamente, duas Psicólogas e, três Ajudantes de Acção Directa.

 

A equipa técnica do RSI assegura o acompanhamento social de 185 famílias, que vivem em situação de exclusão social a diferentes níveis e em diferentes domínios, nomeadamente, económico, social e cultural , com o propósito de as capacitar para um melhor desempenho das suas competências no sentido de um pleno exercício de cidadania, participativa e responsável.

.

INSTALAÇÕES

Ajudantes de Acção Directa

A intervenção das Ajudantes de Acção Directa tem como principal enfoque o trabalho no terreno. Ou seja, tendo em conta um programa de inserção delineado, acompanham e realizam acções/tarefas do quotidiano familiar e de interacção comunitária, numa perspectiva pedagógica e de reforço das competências pessoais e sociais dos diferentes elementos de cada família.