Sistema de Gestão da Qualidade

gqualidade

A Casa do Povo de Vilarandelo iniciou em Março de 2009, a Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com a participação da Empresa de Consultadoria XZ de Braga, com os seguintes objectivos:

  • ž Melhorar a qualidade dos serviços prestados em todas as suas dimensões;
  • ž Responder às novas e crescentes exigências e expectativas dos utentes e da sociedade;
  • ž Adaptar, sistematizar e consolidar as boas práticas existentes nas respostas sociais, assim como melhorar a sua eficiência e eficácia.
  • ž Ser uma instituição de referência na promoção da qualidade de vida dos seus utentes.

Em Junho de 2012, a Casa do Povo de Vilarandelo decidiu avançar para o processo de certificação pelos Modelos da Qualidade do Instituto da Segurança Social (MAQ ISS), nível B e pela NORMA NP EN ISO 9001, através do organismo certificador SGS. A resposta social de Pré-escolar não está abrangida pelos modelos do MAQ ISS uma vez que é tutelada pelo Ministério da Educação.

O que é a Certificação da Qualidade?

Quando o cidadão procura os serviços de um Equipamento Social quer garantias de que este é capaz de responder Às sua necessidades, expectativas e exigências de qualidade.

sgs

A Certificação da Qualidade das respostas sociais é o reconhecimento, por uma entidade externa e independente À Segurança Social (Entidade Certificadora), que os serviços prestados satisfazem de uma forma eficaz os utentes/clientes e as exigências legais regulamentares ao seu funcionamento.

O Instituto da Segurança Social (ISS) disponibiliza a Marca “Resposta Social Certificada” que apresenta 3 níveis de Qualificação de crescente

 

 exigência. Dependendo do grau de desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, a Resposta Social pode solicitar a Qualificação Nível C, Nível B e Nível A.

A Casa do Povo de Vilarandelo solicitou o Nível B, ou seja, cumpre os requisitos estabelecidos para a qualificação cumulativa dos Níveis C e B.

Quais as vantagens para o cidadão da Certificação das Respostas Sociais?

  • Garantia de um serviço personalizado, empenhado na satisfação dos seus utentes/clientes e de qualidade publicamente reconhecida.
  • Garantia de um serviço prestado por profissionais devidamente qualificados para po desempenho das suas funções e responsabilidades.
  • Garantia de que estão assegurados todos os requisitos legais ao funcionamento da Resposta Social (p.e. segurança ao incêndio, higiene e segurança alimentar, segurança, higiene e saúde no trabalho, acessibilidades, etc.
  • Garantia de que a sua opinião e a sua participação serão fundamentais para a melhoria da prestação dos serviços.