Clube automóvel

D11esde a década de 60 que a Gincana se realiza nesta localidade organizada em prol da Festa do Senhor dos Milagres, a pedido da Comissão de Festas, tendo como organizadores: Custódio Florêncio, Jaime Cavalheiro, César Araújo, Armando Coroado entre outros.

No dia 4 de Junho de 1995 alguns elementos, que depois viriam a formar o clube, foram convidados por uma Associação de Carrazedo de Montenegro a organizar a primeira perícia nessa mesma localidade, perícia essa que não correu da melhor maneira, pois houve um acidente gravíssimo onde várias pessoas do público tiveram de ser transportadas para o Hospital de Chaves, gravemente feridas. Para além do sucedido a Associação de Carrazedo de Montenegro teve graves problemas pois prova não tinha seguro nem estava autorizada pela Federação.

Para fazer face a este problema, e como o gosto pelo desporto automóvel prevalecia, houve necessidade de criar infra estruturas, meios de segurança e regulamento tipo, mas isso só era possível fundando uma Associação (49684Clube) que tivesse inscrita na FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) para assim se obter licença de organizador. Eis que surge em 1996 o Clube Automóvel de Vilarandelo fundado no dia 1 de Fevereiro por: César Araújo, Armando Coroado, José Júlio Verdelho, José António Coroado e Francisco Fernandes, tendo estes comparecido no Cartório Notarial de Valpaços.

A partir desta data o Clube Automóvel começa a organizar perícias. No ano 2000 surge a 1ª Períca inscrita no Troféu Nacional de Perícias (Mabor). Em 2002 este Clube organiza o 1º Troféu E.LECLERC de Perícias com 7 provas realizadas por trás-os-montes. Em 2004 é organizado o 1º Rali Rota do Folar em colaboração com o Automóvel Clube da Régua. Desde esta data este clube ininterruptamente realiza perícias automóveis e ralis. Além destas provas, alguns elementos do Clube são solicitados para ajudarem outros clubes a nível nacional. É um clube modesto que vive com patrocínios, ajuda voluntária, e que necessita sempre de mais membros …

Facebook: http://www.facebook.com/pages/Clube-Automovel-de-Vilarandelo/202869093077644